domingo, 12 de setembro de 2010

Under Your Skin: À Flor da Pele


Começo a semana pagando uma dívida: prometi ao pessoal escrever sobre os skinheads, então lá vai... Em primeiro lugar, vamos a alguns esclarecimentos:
.
1) não sou skinhead, mas tenho interesse em todas estas subculturas, e já convivi com pessoas e tive amigos que eram.
2) skinhead não é sinônimo de neonazismo, nem de racismo, e, como vocês verão, menos ainda de homofobia!
.
Você pode então estar pensando: pô, e o monte de notícias que a gente vê envolvendo skinheads, gays, negros? Vamos por partes...
.
A subcultura skinhead surgiu no final dos anos 60, na Inglaterra, quando jovens que curtiam mod passaram a ter contato com imigrantes jamaicanos, os rude boys (como na música da Rihanna). O som que os skinheads originais ouviam (e ouvem até hoje) ficou conhecido como skinhead reggae. Para quem associa o grupo à coisas como raça ariana, vejam um exemplo de cantor adorado pelos skinheads:

Nos anos 70 o skinhead passa a incorporar elementos da cultura punk, e vemos surgir o estilo musical que até hoje acaba sendo mais relacionado ao skinhead, o Oi!
.
É nessa época que o skinhead passa a ser assimilado com o neonazismo, em parte por conta dos grupos ligados ao National Front. Mas existem tanto skinheads de direita quanto de esquerda, anarquistas e apolíticos. Um dos grupos mais significativos dentro da cena skin é o S.H.A.R.P (Skinheads Against Racial Prejudice - skinheads contra o preconceito racial) E há, até mesmo, grupos de skinheads gays ou hétero bem resolvidos que defendem posturas contra a homofobia, os chamados queerskins. E, ao contrário do que se pensa, não são uma minoria. A foto lá do início do texto mostra justamente o símbolo internacional do queerskin, os três “X” entre os dois ramos.
.
Um dos grupos mais admirados dentro da cena Oi!, o italiano Los Fastidios, gravou uma canção contra a homofobia chamada "Johnny & The Queer Boot Boys" ("Johnny e os gays de coturno"), um de seus maiores sucessos, cuja letra diz coisas como "você é um de nós, o diferente não é você, mas sim as pessoas que não aceitam a liberdade e não entendem o quanto vale a diversidade":


Como todos nós sabemos, notícia ruim corre mais rápido, e desperta mais atenção. Então é claro que as atitudes erradas aparecem mais e fica-se com a impressão de que todo skinhead é racista, homofóbico e neonazista. Alguns são, é claro. Outras pessoas, que seriam delinquentes em qualquer ambiente, aproveitam-se do rótulo como desculpa para suas atitudes violentas. Mas é apenas uma generalização, o mesmo que dizer que todo gay é promíscuo, barraqueiro, drogado...
.
A foto abaixo, por exemplo, não é um ataque de skinheads a um bar gay...
.
Para encerrar, deixo vocês com minha música preferida de skin-reggae, com um video feito com várias imagens antigas:

Para quem quiser conhecer melhor este tipo de som, foi lançada uma coletânea tripla chamada Trojan - Skinhead Reggae Box Set, com verdadeiras raridades dos anos 60 e 70. Dá pra encontrar nos caminhos que vocês todos conhecem...

20 Comentários:

biah disse...

vcs me esclareceram bastante! pq eu (que tenho amigos skin) achava que TODO skin era homofóbico e preconceituoso!
a maioria dos que eu conheço são assim... odeiam negros e gays... acho que tem só uma garota que sempre me disse que eles tinham uma ideia errada de ser skin e eu não acreditava... agora vejo que ela teve razão todo o tempo! hehe
adorei o blog ^^

Wans disse...

Texto pra lá de instrutivo. Adorei!!!!!

bjão!

Unknown disse...

Muito interessante!!! Olha nosso próprio preconceito caindo por terra, agora, graças a você(s).

Pena que aparentemente (eu disse "aparentemente", é apenas mais um pré-conceito...) os skins nacionais não se preocupam em conhecer o movimento a fundo - ou só se preocupam em desvirtuá-lo.

Unknown disse...

Coloquei o logotipo no meu layout, linkando pra esta postagem. Importante a gente acabar com todo tipo de preconceito.

Lobo disse...

Interessante ver o outro lado da moeda...

Anônimo disse...

Darling 01,
Como bem sabemos as coisas se disvirtuam ao longo do tempo. Ninguém mais associa a "suástica" ao budismo, apesar de ser esta sua origem. Não foi mesmo do Brecht que disse que vivemos numa era de escuridão? Não acredito que, pelo menos aqui no Brasil, o movimento seja apenas de cultura pop. Tudo que chega aqui, acaba sendo distorcido para o lado negro da força. Aqui, rock é apenas heavy metal e bagunça. Qualquer otário, mente fraca que se envolve com esta gentalha, é racista de pronto. É a partir disso que se unem e se "fortalecem". Só quem já foi vítima desse tipo de escória sabe o estou falando. São simplesmente marginais, não importa a música que ouvem! Seu texto é elucidativo, contudo e anacrônico.
Infelizmente, continuo preconceituoso a este ponto (direito meu!).

Unknown disse...

Olá! Gostei, mas infelizmente o que predomina hoje, a respeito dessa tribo, são o preconceito e a violência.
A filosofia é uma coisa e a interpretação que se faz dela é outra. Como vc disse, em qualquer segmento há as pessoas indignas que distorcem e denigrem a imagem das demais que agem conforme as regras, doutrinas e/ou condutas seja de um ofício, religião, política ou uma cultura, como é o caso deles.
O problema é quando estas pessoas se tornam maioria dentro do grupo ou, pelo menos, as suas más ações e intenções são mais destacadas e daninhas à sociedade, como é o caso.
Os piores exemplos de violência física e moral, por puro preconceito, a outros seres humanos que já li a respeito foram originados por integrantes dos "skinheads". É difícil desconsiderar isso.
Abraços.

Alexandre Willer Melo disse...

meu deus, até eu fiquei surpreso com meu grau de ignorância relativa no assunto, muito bom mesmo.
engraçado como idéias nascem, muitas vezes, direitas mas são entortadas depois ao tomarem contato com outras que deturpam a originalidade da coisa em parte por ignorância e outra parte por conveniência social ou política.
é aquela velha estória, toma-se a parte pelo todo...

William Oliveira disse...

Além disso, é só assistir a alguns filmes da Cazzo...

Unknown disse...

a comunidade skinhead tradicional agradece! a vc temos total apoio ha vcs da comunidade gay do brasil.

Unknown disse...

Skinheads contra Homofobia.
Por várias vezes, nos deparamos nos meios de comunicaçãocom as seguintes manchetes: ‘’Grupo neo-nazista, conhecido como skinheads, agride homossexuais’’, e outras declarações do gênero.
A seguinte questão que aqui tratamos - Skinhead - nada tem haver com a sexualidade dos seres humanos. Tanto que para o skinhead, o que se preza, é recordar de sua origem operária, o som da ilha Jamaica, a causa anti-racista e atualmente anti-fascista.
Dentro destas questões, notamos que o Skinhead é sempre taxado como um movimento homófobico e racista.
Neste texto, abordamos a questão que Skinhead não é nenhum tipo de movimento conservador.
Existem grupos de Skinheads homossexuais. A formação desses grupos não é algo atual, desde a explosão do movimento cultural Skinhead, já existiam Skinheads homossexuais.
Somos a favor da liberdade de cada ser, que cada um faz o que quiser, sendo que respeitem a si mesmo e aos outros também.
Não temos nenhum preconceito contra homossexuais, até porque a cultura Skinhead, não tem como uma de suas características a opção sexual.

Unknown disse...

Esses grupos, tem variações em seus nomes, o mais famoso é o Fenix(Phoenix), Queer ou Gay Skins. São grupos geralmente apolíticos. Outros grupos de Skins são adeptos a anti-homofobia, como SHARP´s (alguns) e a RASH.
Como exemplo, temos belas bandas de Oi! que abordam este tema. Oi Polloi deu um bico na homofobia com ‘’When two men kiss’’, uma das letras mais clássicas, abordando e enfiando no CU o preconceito contra homossexuais.
Atualmente, outra banda que abordou o termo sobre Skinheads Gays, foi a grandiosa Los Fastidios, com ‘’ Johnny and the Queerbootboys’’, onde fala para os QueerSkinheads se unirem e mostrar que sendo gay ou hetéro, foda-se, você é humano.
Na Rússia, surge RazorBoys, lançando em 2007 sua demo, e numa das suas canções colocou pra foder de vez: ‘’Kick out Homofoby our scene’’.
Esses são alguns exemplos de bandas que abordam o tema, e deixam claro, que nós, Skinheads, nada temos de movimento homófobico.
Em relação a grupos, que usufruem do nome e movimento Skinhead, e deturpam nossa imagem, como grupos de segregação racial, conhecidos como White Powers ou nazistas, movimentos (Se é que pode se chamar esta porcaria assim!) conservadores como Carecas do ABC, Subúrbio e Brasil, onde pregam a intolerância perante o termo homossexualidade, aqui fica claro que nós Skinheads abominamos estes grupos fascitóides.

Unknown disse...

nao White Powers rac,nao Carecas, Apenas SKINHEAD!
Por várias vezes, nos deparamos nos meios de comunicaçãocom as seguintes manchetes: ‘ White Powers, rac, Carecas’Grupo , conhecido como skinheads, agride homossexuais’’, e outras declarações do gênero.A seguinte questão que aqui tratamos - Skinhead - nada tem haver com a sexualidade dos seres humanos. Tanto que para o skinhead, o que se preza, é recordar de sua origem operária, o som da ilha Jamaica, a causa anti-racista e atualmente anti-fascista.Dentro destas questões, notamos que o Skinhead é sempre taxado como um movimento homófobico e racista. Neste texto, abordamos a questão que Skinhead não é nenhum tipo de movimento conservador.Existem grupos de Skinheads homossexuais. A formação desses grupos não é algo atual, desde a explosão do movimento cultural Skinhead, já existiam Skinheads homossexuais.Somos a favor da liberdade de cada ser, que cada um faz o que quiser, sendo que respeitem a si mesmo e aos outros também

Unknown disse...

Não temos nenhum preconceito contra homossexuais, até porque a cultura Skinhead, não tem como uma de suas características a opção sexual.Esses grupos, tem variações em seus nomes, o mais famoso é o Fenix(Phoenix), Queer ou Gay Skins. São grupos geralmente apolíticos. Outros grupos de Skins são adeptos a anti-homofobia, como SHARP´s (alguns) e a RASH.Como exemplo, temos belas bandas de Oi! que abordam este tema. Oi Polloi deu um bico na homofobia com ‘’When two men kiss’’, uma das letras mais clássicas, abordando e enfiando no CU o preconceito contra homossexuais. Atualmente, outra banda que abordou o termo sobre Skinheads Gays, foi a grandiosa Los Fastidios, com ‘’ Johnny and the Queerbootboys’’, onde fala para os QueerSkinheads se unirem e mostrar que sendo gay ou hetéro, foda-se, você é humano. Na Rússia, surge RazorBoys, lançando em 2007 sua demo, e numa das suas canções colocou pra foder de vez: ‘’Kick out Homofoby our scene’’.Esses são alguns exemplos de bandas que abordam o tema, e deixam claro, que nós, Skinheads, nada temos de movimento homófobico.Em relação a grupos, que usufruem do nome e movimento Skinhead, e deturpam nossa imagem, como grupos de

Unknown disse...

segregação racial, conhecidos como White Powers ou nazistas, movimentos (Se é que pode se chamar esta porcaria assim!) conservadores como Carecas do ABC, Subúrbio e Brasil, onde pregam a intolerância perante o termo homossexualidade, aqui fica claro que nós Skinheads abominamos estes grupos fascitóides. Nem White Powers, Nem Carecas, Apenas SKINHEAD!
P.S.: Sobre o logotipo na jaqueta do skin na Foto (Folhas laurel com três "X" ) simbolos dos QUEERSKINS.

Unknown disse...

skinheads pode ser gay? sim claro queerskinheads
Um skinhead gay, também conhecido queerskin, é um gay pessoa que se identifica com skinhead cultura , muitas vezes (embora não necessariamente) de interesse sexual. Alguns queerskinheads têm um fetiche sexual para estilos de vestuário skinhead, e alguns têm um fetiche para a violência. Alguns são atraídos exibe skinheads 'fora da masculinidade. queerskinheads figura na obra de artistas gays, como Canadá pintor Átila Richard Lukács e cineasta Bruce LaBruce . skinheads Gay foram apresentados nas passarelas dos grandes estilistas Alexander McQueen e Jean-Paul Gaultier desde o início de 1990. Alguns skinheads que são gays não fetichizar a imagem skinhead. Esses indivíduos podem preferir não ser referido como gayskins por causa das conotações sexuais - e eles não podem associar-se auto-gayskins identificados pelo mesmo motivo.

Unknown disse...

famosa cantora rihanna faz uma homenagem aos skins
famosa cantora rihanna faz uma homenagem aos rude boys skinheads tradicional
http://www.youtube.com/watch?v=e82VE8UtW8A&ob=av3el

Unknown disse...

rude boy real skinhead tradiconal 69
Os primeiros rude boys, nos anos 60, eram associados com as mais pobres camadas da sociedade de Kingston, na Jamaica, onde o ska e o rocksteady eram os gêneros musicais mais populares. Eles se vestiam na última moda nos salões de dança e nas ruas. Muitos desses rude boys passaram a vestir ternos, chapéus "pork pie" ou "trilby" e suspensórios, inspirados pelos filmes de gangsters norte-americanos, pelos músicos de jazz e pelos artistas de soul. é uma subcultura originária dos jovens da classe operária no Reino Unido no final dos anos 60, e mais tarde espalhada para o resto do mundo. Chamados desta forma devido ao corte de cabelo, os primeiros skinheads se originaram dos mods britânicos, e foram fortemente influenciados pelos rude boys jamaicanos que imigraram para a Inglaterra nessa época, em termos de moda, música e estilo de vida.Com o novo choque de subculturas na Grã-Bretanha, a unidade em preto e branco era inevitável. Os dois grupos pacificamente misturados em tradicionais bares e discotecas modernas, que tocou reggae e ska. Um novo grupo de pessoas surgiu a partir da classe trabalhadora urbana que estava procurando uma posição mais dura imagem para representar suas visões evolução CULTURAL SOCIAL ; mais agressivos do que os mods foram representando. Estes foram os primeiros skinheads. Com cabelos mais curtos (uma vantagem em uma luta) que mods e paixões, que incluiu o futebol, reggae, e trabalhar os valores da classe, os skinheads foram o híbrido perfeito entre os dois grupos. Um skinhead não pegar nada de ninguém, eles permaneceram firmes em sua posição trabalhando orgulho de classe.

Unknown disse...

vamos lutar semple pelo fim da intolerancia no brasil
http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics?cmm=30578992
==============================
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=91620353
================================
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=2062967
==============================
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105134282

Anônimo disse...

as fotos desste blog sao todas fotos da europa num vi uma foto no brasil nao deve ser por q lá a coisa acontece mesmo kkkkkkkkk i nao ser esta farça ki é aqui nesta pais de m....

Postar um comentário

BLOG ENCERRADO!


We Love It:

We Love It:

Seguidores:

DPNN no Facebook

Twitter:

  ©Dois Perdidos Na Noite - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo