sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dois Perdidos no Cinema: Tropa de Elite 2

.
A Mostra Internacional de Cinema corre solta aqui em SP. Mas estamos com pouco saco para gente fazendo carão intelectual para ver filmes que provavelmente nem o diretor entendeu. Sim, podem nos chamar de fúteis - mas há toda uma arte para alcançar este estágio de elevação espiritual...
.
Então fomos ao Cinemark mesmo, assistir ao filme Tropa de Elite 2. Que de fútil não tem nada - e deve dar de 100 a zero em todos os filmes em cartaz na Mostra. Como o primeiro deixou claro em Berlim...
.
Ambos haviam gostado muito do primeiro filme. Ao lado de Cidade de Deus, considero os melhores filmes já feitos em nosso país. Glauber Rocha me dá sono. Aliás, dá pra dizer que nosso blog é uma mistura de dois filmes que vimos no cinema: Tropa de Elite + Brüno.
.
Esperamos a muvuca da estréia passar, já que todas as salas estavam lotadas, e hoje resolvemos pegar uma sessão mais cedo para fugir dos adolescentes. Deu certo!
.
A continuação é tão boa quanto o filme original - talvez até melhor. O roteiro é mais denso, as tiradas são afiadas. Há tensão, drama familiar, humor, ação, tudo em dose elevada, mas muito de acordo com o que se espera de um filme do gênero. Wagner Moura mais uma vez dá um show de interpretação. Incrível como ele se transforma em cena!
.
Muito bom ver que o cinema brasileiro encontrou o caminho certo e começa a fazer bons filmes comerciais. Até hoje não entendo essa bobagem de achar que tudo o que é alternativo é bom, e tudo o que é comercial é ruim. Tropa de Elite 2 é repleto de citações, há trocentos detalhes nas cenas, basta saber ler. Mas se não souber, o filme se sustenta assim mesmo.
.
Com certeza não vão faltar acusações de que o filme faz apologia à violência policial, talvez os mais idiotas ainda venham com aquela velha bobagem de acusar o longa de fascista (adorei a indireta que o diretor dá nos críticos em uma cena...rs...), além daquele velho blá blá blá de achar que algo só é politizado se for “de esquerda”... com certeza quem se identifica com este modo de "pensar" vai passar raiva em algumas cenas...rs... mas o filme não é maniqueísta, podem ir ver sem medo de serem chamados de direitistas reacionários.
.
O filme ganha ainda mais significado nesta época de eleições. Mas esse tema já nos estressou demais. Cada povo tem o governo que merece. .. o filme mostra isso muito bem, diga-se de passagem.
.
Tropa de Elite 2 vem batendo recordes de bilheteria, tendo alcançado mais de 6 milhões de expectadores em três semanas. E isso sem distribuição de ingressos em sindicatos... público pagante mesmo! Quando o filme é bom... se vende sozinho.
.
Agora fica a expectativa pelo próximo filme do diretor José Padilha, que sugestivamente vai se chamar “Nunca Antes Neste País”. Não, não será outra biografia ufanista do nosso futuro ex-presidente, mas um filme que vai mostrar a história do mensalão. .. Em tempos de cinema chapa-branca e patrulha, é bom saber que ainda existe alguém assim.

Como diz o lema do filme: missão dada é missão cumprida. Se a missão de Tropa de Elite 2 era ser um filme à altura das expectativas geradas pelo primeiro, a missão foi cumprida com todo mérito!
.
Ps. Divirtam-se sem moderação, mas não se esqueçam de guardar alguns neurônios para o domingo...
.

10 Comentários:

Wans disse...

Madâme Satã, O Céu de Sueli, A Ostra e o Vento e Cidade de Deus são os melhores filmes nacionais ever!

DPNN disse...

Também gosto muito do Madame Satã, é um grande filme, mas acho que ele é mais underground, para um público mais específico.

Lobo disse...

Tô muito querendo ver, mas a fila me dá preguiça...

Unknown disse...

Tenho lido muito sobre o filme e é só elogio por todo o lado.
Interessante é que alguns críticos comentam que a sequência de "Tropa" é um daqueles casos raros em que o segundo filme consegue superar o primeiro.
Bom final de semana pra todos.

Gui disse...

Ainda não consegui ver, minha meta até o fim do mês de novembro é essa.

Até agora não vi uma crítica negativa...O.o

Anônimo disse...

Não não! Por mais que seja bom esse tip ode filme não faz o meu tipo! BJOS

FOXX disse...

não vi nem o primeiro ainda, acredita?

BsVox disse...

Concordo que Cidade de Deus foi o melhor filme brasileiro até agora. ele faz uma conexão da criminalidade com a ausencia de atuação do Estado.

BsVox disse...

Assisti Tropa de Elite 1 e gostei de ver a denuncia de que a criminalidade é em grande parte financiada pelo consumo de drogas, mas sou biiiiiiiiiiixa e algumas cenas foram fortes de mais para mim. Risos. Por isso, não me animei mto para ver o segundo.

Fabrício disse...

vi o 1 axei mto violento e fiquei meses usando girias dakilo, queria colocar td mundo no saco e mandar minhas contas pro papa.

Postar um comentário

BLOG ENCERRADO!


We Love It:

We Love It:

Seguidores:

DPNN no Facebook

Twitter:

  ©Dois Perdidos Na Noite - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo