terça-feira, 25 de outubro de 2011

Câncer De Mama - Em Homens!

Mamilos são polêmicos. Este mês está rolando a campanha “Outubro Rosa”, para lembrar às pessoas a importância de detectar precocemente este problema e enfrenta-lo o mais precocemente possível. Vários monumentos e antenas de TV estão iluminados com a cor rosa, como marcos visuais da campanha. Saiba mais sobre o Outubro Rosa clicando aqui.

Mas você sabia que o câncer de mama não é uma exclusividade feminina? Embora seja pouco divulgado, nós homens também somos afetados por esta doença. Sim, querido leitor, mesmo que você não seja travesti, saiba que você tem mama! Como bons mamíferos que somos, todos nós possuímos glândulas mamárias - não apenas as fêmeas da espécie!

Embora seja mais frequente em mulheres (na proporção de uma caso masculino para cada 100 femininos), os riscos associados são os mesmos. Ou até maiores, no caso masculino, por conta do desconhecimento desta possibilidade, o que acarreta em diagnósticos já tardios, muitas vezes levando o paciente ao óbito. Se você está aí preocupado, não há motivo para pânico. Vamos a algumas dicas de como detectar e prevenir  a doença.

O principal sintoma do câncer de mama – no homem – é o surgimento de um nódulo na região da auréola do peito. Em geral, não dói, mas pode provocar coceira ou algum tipo de irritação. Em alguns casos, pode acontecer do homem eliminar “leite” e aparecerem algumas ulcerações. O inchaço também é observado, e muitas vezes acaba sendo confundido com a ginecomastia (os populares “peitinhos” que os mais gordinhos costumam ter). O autoexame recomendado às mulheres também deve ser feito pelos homens, principalmente os que possuem casos da doença na família. Outro fator de risco é o excesso de peso. O motivo principal é o fato das células gordurosas produzirem estrógeno. Perder peso e manter uma dieta menos calórica, além de te deixar entrar naquela calça, podem ser importantes aliados na prevenção do câncer de mama. Uma vez diagnosticado o câncer de mama masculino, o tratamento é semelhante ao feminino, com radio e quimioterapia, podendo chegar à mastectomia (retirada da mama).

Em geral, os casos ocorrem principalmente em homens acima dos 35 anos, por isso os médicos recomendam que aqueles que se enquadram no grupo de risco acima descrito façam, além do autoexame, um exame clínico uma vez ao ano. Homem costuma fugir de hospital como o diabo da cruz, mas não custa lembrar: o diagnóstico precoce e o tratamento correto podem ser a diferença entre a vida e a morte. Vejam o caso do Steve Jobs: descobriu que tinha câncer no pâncreas e poderia ter se curado com uma cirurgia simples, mas optou por um tratamento alternativo baseado em uma dieta vegetariana. O resultado todos já sabem.

O peitoral é a minha parte preferida do corpo masculino, então nada mais justo do que lançar este alerta aqui no blog. Mamilos são polêmicos, portanto, cuide bem dos seus! 
.

13 Comentários:

S.A.M disse...

Bela dica! É algo tão simples que sem uma informação pode por tudo a perder.

Beijao

+1 consciente

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Eu tb adoro os polêmicos ... rs

Brincadeiras à parte ... legal a dica ...

Anônimo disse...

Isto me lembra o ótimo seriado OZ. Um dos prisioneiros, Ryan O'Reily, tinha câncer de mama e ele ficava berrando para a doutora: "Eu não sou bichaaaaa" kkkkk
Também adoro mamilos, principalmente de homens branquinhos. Acho lindo.

Frederico disse...

uma vez na minha adolescência minhas glândulas mamarias ficaram inchadas e muito doloridas, eu achei que ira ter peitinhos!!!
Mas bela informação essa, vou fazer o auto-exame, ou pedir para alguém fazer em mim :)

Unknown disse...

Pode-se pedir pra alguém examinar com a língua?

FOXX disse...

hehehe
pois é, pois é, tão achando q é facio?
hehehe
vamo se cuidar, meu povo!

Serginho Tavares disse...

adorei este informativo!
beijos meu querido!

Fred disse...

É isso aêê meu povo... todo mundo cuidando dos seus peitchêêênhos! Boa dica, guri! E chorei lágrimas de sangue ao saber da tua "comida de bola"... estava colocando maior fé em ti e nos teus escravos nerds... hehehe! Pena mesmo! Hugz!

Alexandre Willer Melo disse...

faço auto-exame em domícilio.

método oral revolucionário e comprovadamente eficaz.

certificado PISSO 9001 e ABBN (Associação Brasileira de Biscas Nervosas)

fora isso, é bom saber...

Anônimo disse...

E tb existe cancer de penis.Poucas pessoas sabem.No Brasil,ocorre mais na regiao Nordeste.
Abraços.

Uma Cara Comum disse...

Em solidariedade, e apenas porque é uma boa causa, estou me oferecendo para fazer os exames na galera interessada... ;)

Fernando Munhoz disse...

Por isso que eu passei a me cuidar mais, só para sentir os prazeres sujos do exame de próstata e fugir desses outros "desprazeres".

PS : Não é nada prazeroso fazer exame de próstata.Eu que tenho 24 anos precisei fazer por recomendação média e não achei legal.

Fernando Munhoz disse...

Ai, meu Deus, deixa eu escrever só mais uma coisinha: NÃO É PORQUE O EXAME NÃO É LEGAL QUE NÃO SEJA NECESSÁRIO! PELO O AMOR DE CHER DOS PALCOS, NÃO ME INTERPRETEM MAL!

BJOA

Postar um comentário

BLOG ENCERRADO!


We Love It:

We Love It:

Seguidores:

DPNN no Facebook

Twitter:

  ©Dois Perdidos Na Noite - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo