sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O Segredo de Brokeback Mountain x Delicada Relação



Vai passar hoje à noite na Rede Globo o tão aclamado filme “O Segredo de Brokeback Mountain”. Na época, fiquei na maior expectativa para ver, fomos logo que foi lançado. E que decepção! Sei que muita gente idolatra o longa, mas eu achei um porre! Não me emocionou, não me comoveu. Pra falar a verdade, se fosse tecnicamente possível, eu teria saído da sala homofóbico, pois eu achei mais fácil sentir a dor das esposas do que a dos personagens principais.

Pra não dizer que o filme é de todo perdido, há uma cena bonita: quando o personagem do intérprete do Coringa está esperando o do Donnie Darko, na janela, após um longo tempo sem contato. Aquela agonia de quem joga contra o tempo foi o único ponto em que me vi na tela. De resto, um filme que eu vi, passou batido, e não tenho a menor vontade de rever.

Pouco tempo antes, fora lançado nos cinemas aqui do Brasil um filme que, este sim!, é tudo aquilo que “O Segredo de Brokeback Mountain” queria ser, e pra mim, passou longe! São tantas as semelhanças, que até parece que serviu de inspiração, para dizer o mínimo... Também conta a história de dois homens em um ambiente ermo, vivendo um amor “que não ousa dizer o nome”, como diria o grande Oscar Wilde. Estou me referindo ao longa israelense “Delicada Relação” (Yossi & Jagger), dirigido pelo premiado Eytan Fox (do igualmente ótimo Bubble).

O filme conta a história de dois oficiais do exército de Israel, que vivem um amor em meio os horrores da guerra. O filme é curto, dura pouco mais de uma hora, não perde tempo com tomadas desnecessárias, e vai direto ao assunto. Vi no cinema, depois comprei o DVD que foi lançado por aqui. É um dos meus 5 filmes preferidos de todos os tempos. Em se tratando de filmes com temática gay, só perde, pra mim, para o argentino Plata Quemada – mas este é assunto pra outro post...

Na trilha sonora, o destaque fica por conta do cantor israelense Ivri Lider (de quem gosto muito!), homossexual assumido e verdadeiro ícone em Israel, onde é um dos artistas mais famosos e influentes. O cantor também fez uma participação no filme Bubble, quando aparece em uma cena cantando num bar a balada “The Man I Love”.

Por falar em música, a cena final de “Delicada Relação” é muito, MUITO bonita, e de uma sutileza e classe tão grandes, que com certeza vai arrancar um sorriso - entre as lágrimas que certeza você vai estar derramando naquele exato momento.

Vale a pena ver os dois filmes. Para mim, “O Segredo de Brokeback Mountain” é pra duas estrelinhas, para Delicada Relação eu dou 5...

1 Comentário:

Wans disse...

Eu sou um dos que idolatra O segredo de Brokeback Mountain. Saí do cinema e só consegui dizer algo depois de duas horas. Me pegou de jeito.
Tb gosto de Delicada Relação e amo Plata Quemada. Realmente esse vale um post.

No mais, gostei da nerdice de Coringa e Donnie Darko. Eu tenho uma tattoo no braço esquerdo que é o Frank. Depois posto no blog.

bj

Postar um comentário

BLOG ENCERRADO!


We Love It:

We Love It:

Seguidores:

DPNN no Facebook

Twitter:

  ©Dois Perdidos Na Noite - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo