quinta-feira, 15 de julho de 2010

Argentina Aprova o Casamento Gay!

O embate mobilizou o país, opondo as torcidas como num clássico ente River Plate e Boca Juniors. Só no Senado, foram necessárias 14 horas de debate, até a decisão final: a Argentina acaba de aprovar, nesta madrugada, o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Com a medida, o país se tornou o primeiro em toda a América Latina a legalizar algo que, na prática, sempre existiu e não vai deixar de existir por falta de legislação (pois é, muita gente acha que restringindo os direitos os gays vão mudar de "time"). Além de nossos hermanos, Holanda, Bélgica, Noruega, Suécia, Islândia, Portugal, Espanha, África do Sul e Canadá também reconhecem legalmente o casamento gay. A situação na Argentina foi tão inusitada, que até padres, rabinos e alguns evangélicos se posicionaram a favor da decisão (e foram repreendidos por seus superiores, é claro)!

Qual foi a grande mudança na lei argentina? Uma simples alteração no texto do Código Civil, trocando os termos "marido e mulher" por "contraentes" . A alteração, além do casamento, faz com que os casais gays tenham os mesmos direitos que os casais heterossexuais, como adoção, herança e benefícios sociais.

As cenas nos telejornais de ontem mostravam entidades favoráveis e contrárias ao casamento gay em frente ao prédio, em estado de vigília. Fui dormir esperando acordar lendo uma notícia boa, e ela realmente veio, o que nos leva a pensar: se lá o casamento civil (sim, casamento! nada de usar aquela novilíngua e dizer "união civil"!) foi aprovado, por que para nós parece tão distante? Enchemos o peito e cantamos orgulhosos as glórias de termos a maior Parada Gay do mundo, mas e na prática, o que mudou em termos legais?

Infelizmente, com raríssimas exceções, nossas organizações que deveriam lutar em defesa dos direitos gays se calaram durante os 8 anos de (des)governo Lula. Por afinidade partidária, preferiram o silêncio a ousar "queimar o filme" do presidente com reivindicações tão "impopulares". O fato é triste, e revela que ainda temos muito que avançar neste campo. Este ano teremos eleições, fiquem atentos, pois é o momento destas organizações aparecerem pedindo votos para os mesmos políticos que nada fizeram por você.

No campo do futebol, Brasil e Argentina foram eliminados juntos da Copa do Mundo. No campo do reconhecimento de que a homossexualidade não nos torna cidadãos de segunda linha, nossos hermanos acabam de nos aplicar uma goleada histórica.

4 Comentários:

Lobo disse...

Quem sabe quando a Brasil fazer valer aquela história do estado laico, e não essa maluquisse que é o senado votando leis movidos a base de sua fé protestante...

Wans disse...

Que coisa linda é ver que a América Latina comoçou a dar passos. Mesmo que pequenos, já é uma epserança de que poderemos tb chegar lá. Acredito que o próximo seja o Chile.

Brigado, querido, pelos links. Vou baixar para vê-los com Melo no weekend.

bj

... disse...

Os hermanos acabaram conosco hoje. E olha que argentino é um saco! Congratz para eles!!!! Hugzzzzzzzz!

S.A.M disse...

Aproveitei e linkei voces lá no meu blog, porque acho que voces falaram quase toda a idéia que penso sobre o assunto.

Eu recebo isto com muita alegria, afinal com o vizinho limpando a casa, é natural que a gente busque limpar tambem né?

Beijao!

Postar um comentário

BLOG ENCERRADO!


We Love It:

We Love It:

Seguidores:

DPNN no Facebook

Twitter:

  ©Dois Perdidos Na Noite - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo