sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Dica de Filme: Minha Adorável Lavanderia

O longa inglês "Minha Adorável Lavanderia" (My Beautiful Laundrette,1985) foi o primeiro filme com a temática homossexual que eu vi na vida. Era o final dos distantes anos 80 (muitos de vocês não tinham nem nascido...) e o filme passou na TV Bandeirantes (na época não era Band), num horário em que um garoto como eu deveria estar na cama. Foi a primeira vez que vi dois homens se beijando e a imagem ficou cristalizada na minha mente até hoje. Anos depois, vendo uma entrevista com o Renato Russo, o cantor revelou que era um de seus filmes preferidos e falou justamente sobre esta cena.
.
O filme, dirigido por Stephen Frears, concorreu ao Oscar na categoria roteiro. E o enredo é justamente seu ponto forte, um retrato de uma época que se mantém atual. Ela conta a história de Omar (Gordon Warnecke), um jovem de origem paquistanesa, mas nascido e criado na periferia de Londres. Ele se sente inglês, mas leva consigo os traços que não negam sua origem, e que fazem com que seja visto como um estrangeiro, mesmo sem se identificar com a cultura e os costumes de seus ascendentes. Como se isso não bastasse, Omar é gay, e vive no conflito entre seguir as expectativas da família e negar sua verdadeira identidade. Estrangeiro no próprio país, estranho no próprio lar. Omar recebe a missão de cuidar da lavanderia de seu tio, e lá as coisas começam a acontecer. E surge na história a figura de Johnny (Daniel Day-Lewis), seu namorado e... melhor parar de contar.
.
Vale a pena ver este longa, logicamente dando um desconto para os aspectos técnicos da época. Veja pela história, pelas interpretações, pelo retrato bastante humano das personagens e pela ótima narrativa.
.
Sem dúvida alguma, um dos grandes filmes já realizados que abordam a questão das dores e delícias de ser gay.
.
Para quem se interessou, fica aqui a dica.
.
Bom final de semana a todos, e, como sempre, divirtam-se sem moderação!
.

9 Comentários:

Wans disse...

Eu vi MAD já na metado dos anos 90 e ainda não tinha assumido minha homossexualidade, mas assim como vc, ele tb ficou dias na minha mente. Adoro Stephen Frears e Daniel Day Lewis. Dfefintivamente um filme a ser visto.

bj

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

toda a genialidade de Stephen Frears e Daniel Day Lewis explodem neste cult de primeira grandeza ... altamente recomendável...

bjux

;-)

Ma disse...

Vou ver se baixo, hehe

Acho que o primeiro filme de temática homo que vi e que mexeu comigo foi traídos pelo desejo. Ganhou o oscar de melhor roteiro original no ano que concorreu.

Abs

Jean Borges disse...

Adoooro os filmes que vcs indicam. Tou até fazendo um trabalho sobre História e Linguagens Artísticas sobre um deles (Hedwig)!
Abraços!!!

Anônimo disse...

O pimeiro filme de temática gay que vi na vida foi Priscila: A Rainha do deserto hauahauhuahauahu

Adoro filmes temáticos e vou baixar esta sugestão.

Além de Queer As Folk, outro seriado que adorava era OZ. Sim, existe amor (homossexual) dentro da penitenciária mais violenta da ficção e as cenas do casal gay são de tirar o fôlego.

Anônimo disse...

Muito legal o blog...
Afim de uma parceria conosco ?

http://www.batepapogay.com.br
ou
gaylera05@gaylera.net

Se interessar escreva!

Abçs

Unknown disse...

Sim, vi 2 x e adorei. Ótima dica.

FOXX disse...

esse fim de semana eu fiz um festival de filmes de temática gay aqui em casa...

foi ótimo

Júlio César Vanelis disse...

´Me interessei bastante por esse... Não s[o pq foram vocês que indicaram, ou pq é de temática gay... Mas pq foi citado pelo meu ídolo, Reanato Russo... hahahaha
Vou ver se consigo dar uma conferida... rs

Abraço... Até o proximo

Postar um comentário

BLOG ENCERRADO!


We Love It:

We Love It:

Seguidores:

DPNN no Facebook

Twitter:

  ©Dois Perdidos Na Noite - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo