quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Literatura Brasileira Gay

A coisa está melhorando, mas ainda estamos engatinhando no quesito "produtos culturais voltados ao público gay". Nossos vizinhos latinos estão anos-luz a nossa frente, com uma ampla produção literária, musical, teatral feita especificamente para consumo gay. Nos EUA e na Europa, então, nem se fala. Aqui ainda temos certo pudor em ganhar dinheiro e o pink money não é de todo aproveitado.

Mesmo sendo um leitor voraz desde criança, confesso que conheço poucos romances mais recentes com essa temática produzidos por escritores brasileiros.

Um dos primeiros que li, e do qual não gostei nada, foi o "Apartamento 41", de Nelson Luiz de Carvalho. A premissa da história é bem interessante, e deve espelhar a realidade de muitos gays: homem casado durante 15 anos, pai de família, decide largar tudo para viver sua própria verdade, encarando os desafios da nova vida. Comprei o livro por acaso, num sebo, numa daquelas promoções de 3 livros por R$5,00 e levei para o trabalho, onde maridão me esperava.

No intervalo entre uma aula e outra, sentamos num banco ao ar livre, lá na universidade, e começamos a ler em voz alta, cada um lia um capítulo. A leitura é rápida, lemos de um fôlego só. Ao final da leitura, nosso veredito: o livro é ruim. Depois da décima descrição de coxas e do vigésimo "gozamos e adormeci dentro dele" a gente já estava rindo de trechos que não eram engraçados - eu acho. A menor parte do livro é o capítulo em que baixa uma entidade no cara. Impagável, pena que logo acaba e o texto volte à descrição de coxas e ao famigerado "gozamos e adormeci dentro dele".

Depois disso, li ainda outros livros de nossos autores, o melhor deles foi o "Matéria Básica", do carioca Márcio El-Jack. Embora o enredo não seja dos mais inovadores - jornalista de meia-idade descolado se apaixona por jovem de 22 anos -, o cara escreve muito bem, o texto é envolvente e gostoso de ler. Ah, esse custou um pouco mais caro: no mesmo sebo, 3 livros por R$10,00.

Sempre escrevi, desde jovem. Logicamente muita coisa ruim, mas há algumas coisas de que gosto. Tenho dois projetos de livros com a temática homossexual armazenados no computador, inacabados. Um, na linha de comédia rasgada, o outro, um drama ambientado na Segunda Guerra Mundial. Maridão já leu, e apesar de ser uma opinião nada imparcial, gostou de verdade e vive me estimulando a terminá-los. Falta só eu tomar vergonha na cara...

Fiquei feliz de saber que o nosso amigo Melo está compilando seus contos para tentar uma publicação. A julgar pelo que já li, com certeza vai ser algo de qualidade e desde já faço aqui a propaganda: comprem seu livro!

Alguém já leu estes livros de que eu falei? O que achou? Que outros livros voltados ao público gay você indica?

13 Comentários:

Wans disse...

Fico tão orgulhoso por maridão que realmente escreve lindamente. Espero que ele consiga publicá-los.

Eu li Apartamento e O 3º Travesseiro do NLC e odiei os dois. Eles são chatos, cansativos e pouco envolventes.

Do Márcio, li No Presente, sobre o crescimento de um garoto e suas descobertas. Achei delicado e sensível. Não ficou na minha mente, mas lembro de ter gostado.

Literatura guei nacional é um problema, acho que só lembro de ter gostado muito de O Bom Crioulo de Adolfo Caminha, os livros do Caio F.A. e do João Silvério Trevisan. De resto, tudo me passou batido. Procuro sempre ler obras nacionais para conhecimento, mas nada se compara à literatura estrangeira. Uma pena que o gay brasileiro não é tão dedicado à literatura quanto aos banheirões da vida.

Diego Hatake disse...

Olha, um livro que achei muito interessante para se ler e de temática gay é o "Mastigando Humanos" do Santiago Nazarian. Uma historinha meio surreal de um jacaré que habita os esgotos da cidade e suas "filosofias". Não é um livro de temática gay literal, a coisa é mais implicita, trabalhada de um modo inteligente, creio eu. Recomendo com louvor este livro.
E eu não li nenhum desses livros, mas agradeço a indicação de que um deles que me interessava pareça ser bem ruinzinho. XD
E se me permite falar, eu também planejo publicar alguma coisa dessa temática também. Mas como ainda estou escrevendo, há muito pela frente... Será interessante se todo mundo conseguir publicar o seu, novos livros interessantes podem pintar nas livrarias futuramente. Dou todo o apoio para que termine os seus, viu? Precisamos de coisas novas. Abraços!

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Uala... vivas ao DPNN 01 [ou é 02?] e ao Melo ... estamos esperando as publicações ... como conheço o Melo a mais tempo, também conheço mais o potencial dele, mas não duvido do DPNN 01 [ou é 02?]

bjão

;-)

Dan disse...

Eu li Feriado de Mim mesmo, do Santiago Nazarian, que não tem o tema como personagem principal. Faz parte da história de modo natural.

acho q os outros livros dele tbem são nesse naipe:
http://www.santiagonazarian.blogspot.com/

:)

Anônimo disse...

Oi DPNN.

Visito vocês todos os dias e devo dizer que adoro o modo como encaram a vida, o bom humor e depois que li que um de vocês já morou na Alemanha (como eu) virei fã :D

Também adoro os posts de vocês, é o blog que eu mais gosto e apesar de eu não ser gay, me identifico com as suas opiniões. Sou uma garota, moro em Fortaleza e gosto de filmes temáticos e livros no mesmo estilo.

Sobre Apartamento 41, eu só consegui ler 10 páginas, depois abandonei.... vazio, não achei bom e acho a linguagem irritante.

Do mesmo autor, já li O Terceiro Travesseiro, este eu consegui terminar de ler pq queria saber que fim levaria o trio, mas a linguagem é igualmente chata... é rápida, porém cheia de gírias e como vc citou há muitos detalhes de relações sexuais. Um que ele diz que fez vitamina com esperma do protagonista e o coadjuvante. Há formas mais românticas de se abordar um relacionamento entre homens...

Desnecessário, enfim...

Parabéns pelo blog
e faça como Melo. Publique o que você tem no computador, tenho certeza que é de qualidade :D

Beijoooooo

Wans disse...

Eu vi a notícia. Fiquei lôka! Mas vou ver mais pra frente se vai rolar grana pra ir. Começam as vendas dia 21, né? Tomara que não esgote rapidamente.

bj

Junior Healy disse...

Li o 3° travesseiro do NLC e gostei muito, apesar de trechos desnecessários como gozar dentro do sanduiche dar para o outro comeer.

Apartamento eu comecei a ler e desisti, o livro não conseguiu me segurar no primeiro capitulo.

Já li uns outros como "Um estranho dentro de mim" (não lembro o nome do autor)que apesar de recorrer a muitos clichês tem um resultado final rasoavel.

Enfim, que bom que temos novos escritores surgindo, espero ler uma publicação sua em breve.

Júlio César Vanelis disse...

Cara... mais um bom motivo para você publicar esses liros... Eu fiquei muito feliz quando o Melo anunciou que publicaria seus contos... Acho que voc?ê deveria fazer o mesmo. Realmente falta literatura de qualidade desse gênero aqui no Brasil...

Um abraço... Até o próximo

Alexandre Willer Melo disse...

o que dizer além de obrigado pela citação e recomendação?

valeu mesmo! de coração!

cubcub disse...

Pra mim, que vivo comprando meus materiais e sempre tô duro (sem dinheiro nem pra comprar uma goiabinha da Bauducco no trem), é difícil ler algum livro c/ temática gay que seja realmente bom. Os PDFs são meio difíceis de serem encontrados.

As únicas coisas gays que leio, porque são de mais fácil acesso é yaoi e bara (mangá gay), preferindo mais o segundo tipo (wikipedia neles pra saber o porque, haha).

Bjo e abraço, o/

Maranhense disse...

procurem o autor "moa sipriano" na net, ele escreve bons contos e artigos!

Scarlett disse...

Nossa amei quando eu vi as críticas feitas aos livros citados. São exatamente o que eu penso...o triste é que eu entrei no blog pensando que haveria um quantidade boa de obras literárias que eu não conhecia, pena que, como você bem disse, o Brasil ainda é muito comedido nesse sentido. O que é uma pena, pois eu amo essa temática. Os poucos livros que temos não são lá grande coisa.
Se bem que eu já li alguns em inglês que pelo amor de Deus...só te sacanagem, cenas hilariantes, e enredos até que peculiares ...o que é bom quando você quer dar umas risadas, relaxar um pouco... vou deixar o link com as traduções, embora eu os recomende nas versões originais (sempre). Vou recomendar apenas uma série, as outras eu ainda não parei para ler então nem tenho cara de pau de recomendar rsrsrs. Sei que o post fala de literatura BRASILEIRA, mas quem não tem cão caça com gato...
http://www.4shared.com/dir/WlG5Q2wQ/Carol_Lynne.html#dir=41878732
Nem toda a série é muito divertida, mas são muito rápidos de se ler, vai te custar no máximo uma hora e meia...
Não vi ninguém falando do virador de páginas, só um comentário porque eu não recomento, ainda mais pelo enredo que deixa a desejar, na minha mais sincera opinião.
Vim procurando uma coisa, mas mesmo não tendo encontrado amei o blog e a forma como você escreve...vou continuar acompanhando!!!
Beijos dear!!!
PS: Sei que o post é antigo, mas não pude deixar de comentar

Anônimo disse...

Olá, encontrei eu blog pesquisando sobre literatura gay para um trabalho da facul.

Nossa, com o é difícil encontrar livros com este gênero do Brasil...São raríssimos e nem todos de boa qualidade.

Os livros que li e recomendo são os livros de um escritor carioca chamado Kiko Riaze, que também tem um blog, mas o blog não tem nada a ver com a literatura que ele escreve.
Os livros são ótimos!!!! Já li os dois!

Depois de Sábado à Noite é um livro que deveria ser lido por todos os gays, na minha opinião, pois fala das dificuldades de relacionamento no meio gay e aborda outros assuntos bem típicos da gente. Leitura leve e inteligente.

E Águas Cálidas é mais romântico e me emocionou bastante. Chorei horrores...rss... Mas fiquem tranquilos que não tem tragédia gay no final! É pq é bonito mesmo.

Inclusive estou usando estes livros na minha tese... Achei pra comprar no site do autor: www.kikoriaze.com

Muito legal o seu blog! Parabéns!!!
abs
Raul (ps: só consegui postar como anônimo, não sei porque)

Postar um comentário

BLOG ENCERRADO!


We Love It:

We Love It:

Seguidores:

DPNN no Facebook

Twitter:

  ©Dois Perdidos Na Noite - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo