terça-feira, 12 de julho de 2011

10 Dicas para "Bombar" Seu Blog:

Alguns leitores nos pediram dicas para ajudar a fazer seu blog "dar certo". Com base nestes quase 2 anos de DPNN, fizemos esta pequena lista com 10 dicas que podem ajudar a bombar sua página - no bom sentido, é claro! # Ficam as dicas:

1. Comentários : ok, comentários são legais, e todo blogueiro adora recebê-los. Faz bem ao ego e você não fica com a impressão de que está falando sozinho. Mas que tal ajudar o leitor? Nada menos inteligente do que obrigar o leitor a digitar letrinhas para confirmar o comentário. Muitas vezes o leitor escreve o comentário, aperta o "publicar" e já muda de página, então nem percebe que apareceu a tal caixa com letrinhas indecifráveis. A maioria dos provedores possui filtragem de spams, então esta história de digitar letrinhas, além de inútil, ainda prejudica o blog! Outra coisa chata é receber a mensagem de que seu comentário está aguardando moderação! Pode ser melhor para o blogueiro, pois evita comentários desagradáveis, mas o leitor pode ficar com a impressão de que há censura na página – ou que só serão publicados elogios...

2. Frequência: se você escreve no blog uma vez por mês, ou a cada solstício, saiba que esta também vai ser a frequência com que seu site será visitado. Ou então o leitor virá, vai perceber que o site não muda... e ele vai se mudar de vez, e nunca mais voltará. Se você não tem tempo, não quer escrever ou não tem algo a dizer, é melhor repensar essa história de possuir um blog!

3. Legibilidade:  sabe aquela letra-fonte sensacional que você encontrou? Deixe de lado! Um blog precisa ser legível no sentido mais básico do termo: é preciso ler o que está escrito na página. Letras muito rebuscadas ou modernosas demais podem deixar um visual arrojado, mas ninguém vai se dar ao trabalho de ficar decifrando os seus hieróglifos. O mesmo é válido no que se refere ao tamanho da fonte. É bem comum encontrar um blog com fontes tão pequenas que é preciso uma lupa para ler as postagens. E como, de modo geral, os leitores não possuem lupas, seu blog vai ser descartado! Outro ponto importante: evite deixar sua página muito pesada. A banda larga brasileira ainda é larga penas no nome - além de muita gente usar internet discada - e um site que leva minutos para carregar vai afastar milhares de leitores!

4. Identidade: não seja mais um! Há zilhões de blogs no mundo, por que alguém vai se dar ao trabalho de ler justamente o seu? É preciso se diferenciar! Nada mais chato do que um blog sem personalidade, sem identidade própria. Isso vale tanto para os blogs temáticos quanto os pessoais.  

5. Criatividade: se você possui um blog no qual escreve sobre sua vida, o importante é o enfoque dado ao assunto das postagens. Se sua vida é tediosa e monótona, pelo menos escreva de modo criativo - do contrário, ninguém vai querer ler seus posts! Depois do terceiro post sobre o quanto você é infeliz e a culpa é dos outros, o número de leitores do seu blog será equivalente aos seus amigos no mundo real... algo bem próximo do zero! Agora, se você aproveitar e rir da própria desgraça que é sua vida, com certeza vai encontrar outras pessoas dispostas a rir de e com você!

6. Qualidade: não é por estar num blog que o texto está livre de seguir as regras gramaticais. Um bom texto é o mínimo que alguém que se dispõe a publicar deve possuir. Textos com erros grosseiros, frases sem o menor sentido e apresentando pontuação errada passam a impressão de que você não dá o devido valor ao seu trabalho – e consequentemente, aos seus leitores! E fica a dica: texto empolado também não é sinônimo de texto bem escrito!  

7. Leitor: você leria seu próprio blog? Responda a questão com sinceridade! Se sua resposta é “não”, algo está errado! Uma boa opção é pedir a ajuda dos leitores, solicitando sugestões para a melhora do blog. Esqueça a arrogância de “eu escrevo para mim mesmo”! Você escreve para os leitores! Quem escreve para si mesmo não coloca num blog público! 

8. Cópia: Não roube! Nada mais feio do que roubar textos dos outros! Quem já passou pela experiência de entrar num site e encontrar um texto seu sabe o quanto isso é chato! Viu algo legal em outro blog e quer colocar no seu? Peça ao dono da postagem original e cite a fonte! Além de ser mais ético, você ainda pode criar um elo entre os leitores de ambos os blogs. Ou que tal usar a postagem como inspiração e escrever algo baseado no texto lido? Também neste caso, coloque o link para o texto inspirador – e permita aos seus leitores a experiência de ver abordagens diferentes sobre um mesmo assunto.

9. Anúncios: quer ganhar dinheiro com o blog? Nada mais justo, afinal você investe seu tempo nele! Mas cuidado com o exagero na publicidade! Muitos blogs abusam e acabam querendo enganar o leitor com propagandas disfarçadas de posts, ou mesmo misturadas às postagens. O leitor que se sente enganado dificilmente volta ao site! Seja discreto no uso da publicidade e deixe o leitor decidir se quer ou não clicar naquele anúncio. Honestidade gera confiança – e garante leitores fiéis!

10. Paciência: começou seu blog faz um mês e está decepcionado porque ainda não bombou? Não se desespere! Em geral os blogs demoram a “pegar no breu”.  Mas você pode ajudar! Visite outros blogs com temas correlatos e deixe comentários. IMPORTANTE: deixe comentários sobre as postagens em si! É muito chato ver que a pessoa foi até seu blog, deixou um comentário padrão apenas para se promover e nem se deu o trabalho de ler seu texto. Quem faz isso queima o filme na blogosfera!  Também vale a pena investir nas redes sociais, seja por meio de perfil para o blog, ou mesmo permitindo que seus leitores divulguem os textos nelas. Veja também as estatísticas do blog, perceba quais temas funcionam melhor, quais as palavras que geraram buscas e conduziram ao site... Tudo isso ajuda, mas não se esqueça: a melhor propaganda de seu blog é sua qualidade! um blog de qualidade possui leitores qualificados!

Outras dicas são bem vindas, deixe a sua e ajude a melhorar a blogosfera!

15 Comentários:

Serginho Tavares disse...

adorei as dicas!
beijão queridão

FOXX disse...

excelente! excelente!!! excelente dicas!

AD disse...

Na blogosfera, percebi que blog "dica cultural" é um saco e o segredo é se divertir com os próprios posts.

DMalk disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DMalk disse...

Muito bom mesmo...

Os itens 5 e 6 ainda me dão dor de cabeça...

Mas como comentaram lá no meu, talvez a pratica me ajude...

Anônimo disse...

Adorei as dicas, eu nunca pensei em ter um blog. Prefiro ser leitor ;p

Eu concordo com todas as dicas do post, mas a 5 é a principal. Já entrei em um blog assim, que era só tristeza sem fim. Um verdadeiro tédio, até pq o blogueiro parece não querer sair desta zona de marasmo.

As vezes eu acho q existem pessoas que se sentem bem com a depressão imposta a si mesmos.

Já vi blog que utiliza uma linguagem terriveeeeel. A cada 3 frases repete 10 vezes a mesma palavra. Como vc diria, isto é uma ressaca hahahahahaha

A dica 1 é a mais pura verdade.

Parabéns!

Anônimo disse...

Gostei das dicas.
Acrescentaria:textos curtos ou médios.Já vi vários amigos dizendo que textos longos sao cansativos.Concordo com eles,pq pegamos sempre um tempo do dia para visitarmos todos os blogs.

Beijos.

Unknown disse...

Dicas muito úteis mesmo. Somente a de número 1 que ainda não me adaptei. Prefiro moderar os "comments" pq recebo muita porcaria.

Dan disse...

ainda acho que os textos nao podem ser grandes demais.
De resto acho que tudo é válido.

Fred disse...

Eu preciso ser mais enxuto. Isso eu sei. De resto, acho que faço a lição. E tu também, né? Hehehehe!

DPNN disse...

Eu não consigo escrever textos curtos = fato. É algo que eu preciso melhorar.

E também responder aos comentários, pois há leitores que voltam para ver se você respondeu. Mea culpa!

Diego Hatake disse...

Acho que a dica mais importante é não encanar em "ficar famoso" com o blog. Sinceramente, me enche o saco o bando de babaca que tenta virar alguém importante com um blog, uma "Geisy Arruda" virtual. Um pouquinho de dignidade não faz mal. XD Acho que o negócio é não levar tããããão a sério.
Já a dica um, desculpa, mas ela não serve pra todo mundo. Tem muita besteira (spam por exemplo) que se precisa filtrar, sem falar que muitos de nós tem seus trolls. Abraços!

Unknown disse...

Como sempre vocês estão arrasando nas dicas!

Bêjas.

Linetron disse...

Muito bom os tópicos, principalmente o 10, as vzs abandonamos nossos objetivos por não ter paciência;

Postar um comentário

BLOG ENCERRADO!


We Love It:

We Love It:

Seguidores:

DPNN no Facebook

Twitter:

  ©Dois Perdidos Na Noite - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo