terça-feira, 9 de agosto de 2011

TV Pirat(ead)a

Não sou muito chegado a saudosismos, gosto de viver no mundo atual, mas às vezes uma viagem no tempo é inevitável. Graças ao Youtube, hoje em dia é possível rever muitos programas, desenhos e séries da época em que eu era criança (sem brincadeira, vou às lágrimas vendo isto aqui. ).
E graças ao relançamento em DVD, dá para assistir novamente a alguns dos melhores momentos da história da nossa TV, o humorístico "TV Pirata". Quem viu há de concordar...

Revendo estes programas, produzidos pela Rede Globo no final dos anos 80, a primeira coisa que vem à mente é o quanto eles estavam à frente de seu tempo - e anos-luz adiante do que vemos hoje. As piadas eram hiper-ultra-mega-blaster politicamente-incorretas, e olha que mal tínhamos saído de uma ditadura! Ou talvez por isso mesmo, a patrulha do politicamente-correto ainda estava de mãos atadas e não tinha coragem de sair censurando o humor. 

Para quem não viveu esta época, corra para ver a reprise na TV acabo, ou os vídeos no youtube, baixe os dvds, roube, compre, mas não perca. Foi o mais próximo que chegamos de um Monty Python's Flying Circus (não sabe o que é, joga no Google) - e em alguns momentos eu diria até que a TV Pirata era melhor... O elenco contava com nomes como Cláudia Raia, Débora Bloch, Marco Nanini, Maria Zilda, Guilherme Karan, Ney Latorraca, Luiz Fernando Guimarães e Regina Casé, entre outros. Só feras!

Quem não se lembra do "Barbosa" (interpretado por Ney Latorraca), da lésbica "Tonhão" (Claudia Raia aí na foto) e do Zeca Bordoada (o apresentador da "TV Macho", interpretado por Guilherme Karan). Isso sem mencionar as paródias com comerciais da época, como a sensacional campanha contra a heroína (aqui), da Melissinha (aqui) ou de um comercial que passava muito com umas gostosas de lingerie jogando futebol (aqui). 

Um dos pontos altos do programa era o quadro "As Presidiárias", que vocês podem conferir no vídeo abaixo:


Continua bem atual - será que existiria um quadro assim na TV de hoje? Talvez a única coisa que tenha mudado seja a coragem para colocar as coisas assim, sem tentar agradar a este ou àquele grupo... Será que muitos gays não seriam justamente os primeiros a protestar contra o "estereótipo" do homossexual nos programas de humor? É por estas e outras que sempre repito: longa morte ao politicamente-correto!

Ps. por falar um humor de qualidade, nossa querida Alda encerrou as atividades blogayras do Abapha o Blog, mas o gênio por trás (ops) da personagem não nos abandonou, criou uma casa nova e agora "atende" como ele mesmo! Visitem a nova casa dele clicando aqui

13 Comentários:

Alexandre Willer Melo disse...

Acho que não temos nada que se iguale hoje ou você considera Zorra Total e as sitcoms globais como humor?

eu não assisto pois nem a chamada me faz sequer rir.....

ah, mas tem CQC e essa onde de comédia em pé! sim, gente que se acha engraçada e que também acha que sabe a arte do insulto, sabe mesmo? será? assista a um dos quadros da TV Pirata e aprenda o que é insulto.

Ah, mas e o Pânico? de novo, isso é humor? sério mesmo? você acha graça disso? só lamento..

viver o atual é preciso mas porque cada vez mais, quando eu confronto com o passado, este dá de dez a zero?

TV Pirata era coisa do demo! Muito avante de seu tempo e, infelizmente, algo deles ficou sim datado mas não com quadros do 'Viva o Gordo'...pode ser que eu seja ranzinza demais mas prefiro mesmo essas velharias que esse bando de humorista que se acha engraçado da atualidade...um porre mesmo..desculpa

FOXX disse...

assim, eu não tenho nada contra estereotipos, pq convenhamos, mtos desses "estereotipos" são o que mtos gays são por ai, contudo qndo há apenas estereotipos tb é chato. mas a patrulha lgbt pra impedir o estereotipo chegou ao cumulo mesmo. isso é um fato. mas isso tb é um preconceito q ninguém quer falar né? que os gays não gostam de se ver representados por uma bicha efeminada.

Anônimo disse...

Eu amava Tv Pirata.
Na escola, todos imitávamos o Barbosa.Dava até raiva.kkkkk.Fogo no Rabo arrazava.

Alexandre Willer Melo disse...

Dr Reginaldo (Como uma deusaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!)

Anônimo disse...

Claudia Raia? Nossa... jamais suspeitaria se você não dissesse.
Está imensamente diferente.

Confesso que não sou desse tempo, mas as velharias não têm comparação. São realmente bem melhores do que o que vemos hoje na TV.

Vi a chamada de Spectromen, nunca assisti a nenhum episodio, mas até que dá saudade de um tempo não vivido... eu era fã de O fantástico mundo de Bob e Doug Funnie. Também assistia ao maravilho Anos Incriveis... bons tempos aqueles.

Wans disse...

TV Pirata é uma das melhores coisas que a TV já proporcionou. O canal Viva que o diga. Amo as Presidiárias e esse elenco (que por sinal só tinha viado, percebeste?), amo Fogo no Rabo e tudo o que o programa proporcionou.

bjão, gatos!

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

de há muito larguei a tv como forma de laser ... não dá mais ... não é uma questão de saudosismo não ... é por questão de qualidade mesmo ... hoje é tudo tábua rasa ...

Fernando Munhoz disse...

Meninos, primeiro quero agradecer ao apoio e carinho de sempre. Se há um motivo para eu continuar na blogosfera esse motivo eva o nome de DPNN. Bom, falando sobre a TV Pirata. Sou um alucinado, amo o humor politicamente incorreto que eles faziam, os quadros, as paródias, tudo. A crítica era dura, mas com muita inteligência e um certo glamour. Só pra constar: Plantão da Farmácia Central, Sabrina os Diamantes não são pra comer, Fogo no Rabo, Bambi II, Um peixe chamado Wando... Nossa um infinidade de coisas.
Amei a postagem!

Fred disse...

Faz falta esse frescor na tv de hoje. Outra época, outra língua, outra história... Eu adorava!

Serginho Tavares disse...

adorava o TV Pirata, a novela Fogo no Rabo era ótima

beijos

Anônimo disse...

Ainda rolo no chão de rir quando lembro : Vodka Balalaika....Tomou , dançou!

Anônimo disse...

Ainda rolo no chão de rir quando lembro : Vodka Balalaika....Tomou , dançou!

Unknown disse...

Vi algumas vezes na época que passou e ouço muita gente falar que foi o melhor programa de humor da tevê brasileira.
Eu só acho que todo programa assim cansa com o tempo; se torna chato com a repetição.

Postar um comentário

BLOG ENCERRADO!


We Love It:

We Love It:

Seguidores:

DPNN no Facebook

Twitter:

  ©Dois Perdidos Na Noite - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo