sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Diversidade ou Segregação?


Estava acompanhando uma discussão acalorada no Orkut sobre a notícia de que a cantora Wanessa estaria querendo abrir um parque aquático voltado ao público gay. Muita gente se mostrou contra a ideia, alegando que não há motivo para um empreendimento desses, pois nada impede que o gay frequente um parque aquático comum, se o objetivo é se divertir. Outros defendem a necessidade de lugares específicos, pois não se sentem a vontade diante dos olhares de reprovação.
.
Particularmente eu acho desnecessário, e concordo com o pessoal que enxerga nestas iniciativas uma atitude de segregação, e consequentemente, um aumento no preconceito. É mais um caso em que as pessoas usam a palavra "diversidade" muito longe do seu real significado.
.
O que diferencia um homossexual de um heterossexual, além da orientação de sua sexualidade? Nada. O que impede que ambos dividam os mesmos espaços na sociedade? Nada. Por que um homosexual deve viver em função da sua sexualidade, diferentemente dos demais seres humanos? Simples, não precisa, vive se quiser. Existe preconceito? É claro, mas não vai ser fugindo do mundo real que ele vai acabar.
.
É claro que os espaços GLS têm sua razão de existência, mas não dá pra exagerar e criar segregação. Já pensou se a gente começa a criar padaria, açougue, banheiro, hospital, escola só para gays? Eu não quero um mundo à parte, quero viver no mesmo mundo de todos.
.
Algo semelhante ocorre nestas eleições, afinal, vimos uma mobilização em torno de candidatos LGBT (odeio esta história de siglas, mas vá lá.). A discussão é sempre positiva. A própria Parada teve como lema o "Vote contra a Homofobia" (mesmo convidando para desfilar em carro de som a candidata que fez a coisa mais homofóbica de nossa história política, né?). Recebi , esta semana, uma tal lista de "candidatos LGBT" nos quais os “gays conscientizados” devem votar. Curioso que sou, fui conferir, e... nem dá pra considerar, é totalmente filtrada pelo viés partidário de quem elaborou (basicamente todos os nomes pertencem aos mesmos partidos aos quais os criadores da lista são filiados, como comprova uma simples ida ao Google). Muita gente boa, que realmente fez algo de válido pelo público gay nem aparece, afinal, são políticos que estão em outros partidos... Não, obrigado. De oportunistas nosso parlamento já está cheio...
.
Ouvi muito nestes dias que gay tem de votar em gay. (Homos)Sexualidade não é sinal de caráter, nem de competência. Aliás, quem fazia esta ligação eram os nazistas... Queremos diversidade de fato? Já pensou se alguém dissesse que “hétero só vota em hétero”? Preconceito é preconceito, não importa de onde venha. O argumento de que “só um gay pode lutar pela nossa causa” menospreza a grande contribuição dos simpatizantes na conquista de muita coisa que temos hoje. Se não fossem eles, que fazem o que fazem sem nenhuma obrigação, ainda estaríamos na idade média!
.
Nestas eleições, que cada um que siga a sua consciência e escolha os melhores nomes, segundo os seus próprios critérios e valores.
.
Bom final de semana, e – como sempre: divirtam-se sem moderação!
.
Ps. Este ano não teremos Lei Seca em São Paulo.

5 Comentários:

Anônimo disse...

Sim, eu também concordo com vc!

Isto já e preconceito da parte da Wanessa (ex-camargo).

SIM, EU COLOQUEI O LINK DO SEU BLOG NO MEU:

HTTP://LOVEANDGLAMOUR.WORDPRESS.COM/

Aceita parceria?

Unknown disse...

Ah, deixa ela fazer o parquinho pras bibas se divertirem. Que mal há nisso? É só um parque, pessoal.
A Wanessa está adorando a nova fase 'gayfriendly' e vibrando com o $uce$$o dos seus "hits". Daqui a pouco ela muda tudo e o parquinho ficará lá ou, talvez, se transforme em outro inve$timento. Tudo passa.
Abraços e bom final de semana a todos.
Junior.

BsVox disse...

Segregar é dificil, mas acredito que gays devem apoiar empreendimentos simpatizantes e com proprietários gays, caso tenham bons serviços. Para mim, Reduzir o preconceito e aumentar o respeito é diretamente proporcial a existência e visibilidade. Se as pessoas conhecem gays de carne e osso, como eu e vc, com certeza repensam seus preconceitos. Nessa eleição, nenhum candidato meu será gay, mas todos se pronunciaram a favor da comunidade LGBTTTTTTT. Risos.

Aline Camargo disse...

Oi, dois!!!

Achei muita boa sua reflexão. Me deixou balançada prá valer. Pensei muito, e concluí que mesmo assim iria votar em Léo Áquila para deputado estadual. Mas por motivos diferentes dos iniciais.

Concordo. O fato de um candidato ser LGBT não significa que ele seja um candidato qualificado para lutar em favor dos interesses de quem ele supostamente representa democraticamente.

Por outro lado, ainda é um pouco difícil detectarmos em todos os candidatos quais são aqueles que representam nossos interesses, a não ser que eles acenem a nosso favor de uma forma mais "caricatural" (estou estendendo a reflexão aqui para todas as "minorias")

Afinal, não existem listas por aí de candidatos que apóiam deficientes, indígenas, negros... que militam a favor dos animais, e tudo o mais que EU (particurlarmente) desejaria ver sido defendido na política.

Pode ser que exista também, mas confesso que nunca me propus a correr atrás disso. E por isso seu argumento foi tão bom. É muito mais fácil e cômodo votar na figura mais identificável (digo, num deficiente para representar os deficientes), do que sair por aí pesquisando candidato por candidato.

Mas nem é por isso que resolvi seguir em frente com o voto. É que eu realmente quero ver LGBT´s ocupando cargos públicos. Imagine o impacto social disso. Por isso é que eu acho que representantes de quaisquer "minorias" (entre aspas gigantes) devem ter esta chance. Não para segregar, mas para dar continuidade ao processo de ruptura de paradigmas.

Pode até ser que muitas mulheres que ocuparam cargos públicos depois da senhora revolução sexual nem tenham sido tão boas quanto algums homens que disputaram com elas. Mas o fato de terem sido eleitas representou socialmente um avanço. E talvez muito maior do que se tais homens tivesse assumido.

Não sei, tudo isso não passa de um punhado de achismos meus sem base nenhuma.

Agradeço pelo seu post, foi muito útil prá mim.

Abração.

Postar um comentário

BLOG ENCERRADO!


We Love It:

We Love It:

Seguidores:

DPNN no Facebook

Twitter:

  ©Dois Perdidos Na Noite - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo