sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Rosenstolz - Orgulho Gay Made in Germany

Dando continuidade à saga: música ligada à cena GLBTUVWXYZ (cada dia colocam uma letra nova, nunca sei qual é a sigla atual) de outros lugares do mundo, desta vez vou falar (escrever) sobre uma de nossas bandas preferidas, um grupo alemão que faz um pop de primeira linha, chamado Rosenstolz. Musicalmente falando, o som do Rosenstolz varia entre o cabaré, o pop eletrônico, o pop-rock, com direito a uma boa dose de baladas açucaradas ou amargas, às vezes as duas coisas juntas... 

O grupo - na verdade uma dupla de Berlim, formada pela vocalista AnNa R. (escrito assim mesmo) e pelo compositor/músico/cantor Peter Plate (gay assumido, casado desde 1990 com o também compositor/músico/produtor Ulf Leo Sommer) – foi formado em 1991, e desde então faz um sucesso muito grande na terra da cerveja e do salsichão. Como cantam basicamente em alemão, acabam tendo o alcance mais restrito - porém, mesmo para os simples mortais que não falam alemão (o que não é o caso da dupla deste blog, chique até a última gota e obviamente fluente na língua de Goethe...) , dá pra apreciar bastante o trabalho da dupla. 

Quando surgiram, se apresentavam basicamente em clubes gays de Berlim, e foi neste “submundinho” que foram criando um público cativo. A temática gay é bastante presente nas letras, um de seus maiores sucessos , „Ja, ich will“ (Sim, eu quero) foi uma parceria com a atriz e cantora lésbica Hella von Sinnen, justamente para lançar o debate sobre o casamento gay na Alemanha. No clipe da canção, tanto Hella quanto Peter aparecem com seus respectivos parceiros: 


Outro ponto alto na carreira da dupla foi a participação, em 1998, na competição Eurovision Song Contest, quando ficaram em segundo lugar, com o hit „Herzensschöner“. A partir deste momento, a carreira da dupla decolou, romperam a barreira do “gueto”, ganharam inúmeros prêmios e passaram a fazer shows para dezenas de milhares de pessoas. Participaram ainda da trilha sonora do cultuado filme de temática gay “Sommersturm” (2004), que saiu aqui no Brasil como “Tempestade de Verão” , com a música “Willkommen”.

Em 2007, lançaram um single chamado „Aus Liebe wollt ich alles wissen“ (Por amor, quis ficar sabendo de tudo), com um clipe lindíssimo (um dos meus preferidos de todos os tempos, veja aqui.), cuja renda foi toda doada para campanhas de combate à AIDS. Por falar na doença, aliás, também gravaram uma versão de “Total Eclipse“ o grande sucesso do fantástico cantor alemão Klaus Nomi (outro ícone gay, quem não conhece, veja aqui.), um dos primeiros artistas a morrer vítima da AIDS. Neste cover, contaram com a participação do grande, mega, ultra, über cantor Marc Almond (igualmente gay, e que este que vos escreve considera uma das maiores vozes de todos os tempos, o mais perto de adorar uma diva que eu cheguei na vida...).

Deixo vocês com a lindíssima balada "Lachen", que faz parte da trilha sonora dos primórdios do namoro desta dupla que vos escreve - canção devidamente dedicada ao maridão, é claro. Como diz o refrão, "esqueça o mundo, feche os olhos: minha mão está contigo"...


Ps. Bom final de semana, e façam como esta dupla: divirtam-se sem moderação!

5 Comentários:

FOXX disse...

ai ai, essa gente q ama me deixa suspirando aqui no final dos posts...

Fred disse...

Gente... ando muito por fora... nem conhecia, phode? Curti. Só não é melhor que tua veia maligna de ser do contra... hahaha... adoGo! Hugz, man!

Alex da Mata disse...

Olha...muito bacana o objetivo e a intenção da dupla...mas acho que se fosse cantadas em ingles talvez teria um ar mais comercial e mais divulgação....deve ser interessante canta-las em ingles...

Fernando Munhoz disse...

Gostei também! Eu como não entendo nada de alemão, vou me aprofundar pra compreender melhor.

Bjos meus amoures

Uma Cara Comum disse...

Acho digno post ,musical pra embalar findi!! Também não conhecia a dupla e agora vou procurar mais coisa aqui... Hehehe... Abraços!!!

Postar um comentário

BLOG ENCERRADO!


We Love It:

We Love It:

Seguidores:

DPNN no Facebook

Twitter:

  ©Dois Perdidos Na Noite - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo