terça-feira, 1 de novembro de 2011

Parada Gay 2012: Você Escolhe o Tema!

Na época da Parada Gay do ano passado nós aqui do DPNN criticamos o tema escolhido, "Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia!" e falamos da verdadeira obsessão com tal palavra no discurso gay.  Quem quiser saber mais, leia o post

Este ano a organização do evento resolveu que o público escolherá o tema, tanto da Parada quanto do mês do Orgulho Gay. Viva a democracia! Torço para que dessa vez o público não confirme minha profecia e mostre que está cansado desta história de Parada da Homofobia.

O concurso começou ontem, dia 31 de outubro, e vai até o dia 18 de novembro. Para participar, é só mandar sua sugestão por e-mail (tema@paradasp.org.br) ou pelas redes sociais. 

No Facebook, é só curtir a Página da Parada e deixar sua sugestão no mural. Outra opção é mandar uma mensagem para o Twitter da Parada com sua resposta e a hashtag  #temadaparada.

Os vencedores vão desfilar no trio abre-alas da Parada. 

Vamos participar? É uma bela oportunidade de termos um tema que agregue mais do que segregue, e que seja mais condizente com o mundo que queremos. O único apelo que eu faço: nada de homofobia dessa vez! Vamos retomar o astral das primeiras edições do evento.

Para inspirar vocês, os temas dos anos anteriores foram:

1997 - Somos muitos, estamos em todas as profissões
1998 - Os direitos de gays, lésbicas e travestis são direitos humanos
1999 - Orgulho gay no Brasil, rumo ao ano 2000
2000 - Celebrando o Orgulho de Viver a Diversidade
2001 - Abraçando a Diversidade
2002 - Educando para a Diversidade
2003 - Construindo Políticas Homossexuais
2004 - Temos Família e Orgulho
2005 - Parceria civil, já. Direitos iguais! Nem mais nem menos
2006 - Homofobia é Crime! Direitos Sexuais são Direitos Humanos
2007 - Por um mundo sem Racismo, Machismo e Homofobia
2008 - Homofobia Mata! Por um Estado Laico de Fato
2009 - Sem Homofobia, Mais Cidadania – Pela Isonomia dos Direitos!
2010 - Vote Contra a Homofobia: Defenda a Cidadania!
2011 - Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia!

Qual é a sua sugestão? Eu gostaria de ver um tema homenageando os "simpatizantes", por exemplo.
.

9 Comentários:

Frederico disse...

gostei dessa sua ideia de homenagear os simpatizantes também, nada mais justo do que reconhecer uma parcela da população que sabe respeitar as diferenças sexuais.

Unknown disse...

Hmmm, sei lá, viu? Vou pensar.

Anônimo disse...

Pensarei no assunto.

FOXX disse...

mas, meus caros, vc não acha q esses temas tem uma relevância histórica? questão caras aos homossexuais estão estampadas ali: orgulho, diversidade, família/casamento (que é bem ironico, convenhamos) e homofobia, um tema como "simpatizantes", por ex, seria uma falácia histórica, algo como "pra não dizer q não falei de flores", como receita de bolo em jornais da ditadura militar, como historiador os temas da parada gay me demonstram aquilo q está afligindo este grupo em particular, como no Rio eles falam sobre cultura de paz e de Salvador de naturalização do comportamento gay (questão mto cara para o Movimento Gay da Bahia, basta ver os trabalhos acadêmicos dos membros deste grupo), ou de alguns anos atrás, da parada gay de Madrid sobre ensinar sobre diversidade sexual nas escolas. tenho a tendência como historiador a não qrer meter meu bedelho, porém se uma mudança for aprovada para esta próxima parada saberemos que o tema "homofobia" foi superado.

DPNN disse...

Foxx, os temas têm relevância histórica, por isso mesmo acho que é preciso falar de outras coisas. o que eu acho é que seria uma bela oportunidade de reconhecer que, sem os simpatizantes, nenhuma conquista do público gay teria ocorrido. Veja o exemplo da união estável, se não fossem os simpatizantes do STF, ela não teria sido aprovada. O que eu penso é que, trazendo o hétero para "nosso mundo", só temos a ganhar. Historicamente a figura do simpatizante é muito, muito, muito, muuuuuito importante, pois é ele quem realmente tem contribuído para diminuir o preconceito (que existe reciprocamente entre o hétero e o gay). Acho que um tema desses não seria aceito pela organização, mas que seria um sinal de gratidão pelos serviços prestados, isso seria.

Alex da Mata disse...

2012 : Alegria e Diversidade : Cada um é cada um!!!

Alexandre Willer Melo disse...

2012: por uma sociedade sem chuca

2012: pelo orgulho de mamar uma neca!

2012: meu cu! quero é rola!

Fernando Munhoz disse...

2012 : Gays são apenas gays! Chega de discriminação entre os gays! Sei lá, só me vem essas idéias... ainda mais depois dos últimos acontecimentos...

alisson disse...

2012:Pelo direito de andar sem tomar lampadadas no meio da rua
2012:Temos direito a família, os gays não brotaram do chão

Postar um comentário

BLOG ENCERRADO!


We Love It:

We Love It:

Seguidores:

DPNN no Facebook

Twitter:

  ©Dois Perdidos Na Noite - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo